O efeito empreendedor

Nossa estratégia de sustentabilidade é focada no empreendedor, com a profunda convicção de que isso gera um efeito multiplicador que cria valor para os indivíduos, as empresas, a comunidade e o planeta.

Trabalhamos em diversas iniciativas, juntamente com toda nossa cadeia de valor, a comunidade e os empreendedores, gerando um impacto socioambiental positivo.

O efeito empreendedor do Mercado Livre tem um impacto multiplicador positivo a nível econômico e social: consegue gerar oportunidades efetivas de geração de renda, promover a criação de novos postos de trabalho, incentivar o desenvolvimento e impulsionar a inovação tecnológica.

Acreditamos que os empreendedores podem ser verdadeiros agentes de mudança. Por isso trabalhamos com nossa cadeia de valor e com a Comunidade, no desenvolvimento de empreendedores de triplo-impacto. O objetivo é apoiá-los a desenvolver seus negócios, enquanto eles contribuem gerando valor para o entorno.

Medimos o impacto indireto do nosso negócio

Em 2017, encomendamos um estudo feito por uma consultoria externa para analisar os efeitos e as oportunidades derivadas de nosso negócio e medir o alcance deste impacto em termos econométricos.

Mais de meio milhão de pessoas obtiveram rendas significativas por meio do Mercado Livre.
O impacto aumentou em mais de 50% somente em 2017.
197.626 vendedores full time.

Nossa contribuição para o ODS

A essência do nosso negócio tem um impacto positivo sobre o desenvolvimento sustentável da América Latina, devido às oportunidades de empreendedorismo e geração de renda. Ao longo deste relatório, descrevemos nossa contribuição direta e indireta em relação às metas formuladas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Promover um crescimento econômico apoiado em bases sólidas, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e promover a inovação.
Reduzir as desigualdades nos países e entre eles.

Garantir padrões de consumo e produção mais sustentáveis.
Reforçar os meios de implementação e reforçar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.