O Efeito Empreendedor

Nossa estratégia de sustentabilidade coloca o empreendedor no centro, com a profunda convicção de que tem um efeito multiplicador que cria valor para os indivíduos, empresas, comunidade e o planeta.

Acreditamos que fazendo podemos transformar a realidade. Porque o fazer está em nosso DNA e a nossa história como empreendedores.

Como contribui cada eixo de ação no efeito empreendedor?

Desenvolvimento social

Assumimos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que operamos. Para isso, trazemos as ferramentas do nosso ecossistema para organizações sem fins lucrativos gratuitamente, e encorajamos nossos colaboradores a canalizar sua vocação social, para se tornarem agentes de mudança.

Educação e oportunidades de negócios

Oferecemos treinamento para contribuir com a igualdade de oportunidades. Encorajamos os empreendedores a desenvolverem seus projetos e incentivamos o mesmo espírito entre nossos colaboradores.

Planeta

Desenvolvemos diversas iniciativas para minimizar o nosso impacto sobre o meio ambiente e nossos grupos de interesse são convidados a serem multiplicadores destes resultados.

O efeito empreendedor do Mercado Livre tem um impacto multiplicador positivo a nível econômico e social: promove a criação de novos postos de trabalho, incentiva o desenvolvimento das PMEs, gera inclusão financeira e incentiva a inovação tecnológica.

Uma estratégia em beta contínuo

No final de 2016, decidimos avaliar o caminho percorrido e repensar a nossa estratégia de sustentabilidade para maximizar a nossa capacidade de criação de valor compartilhado e multiplicar o impacto de nossas ações. Com esta agenda, organizamos dois dias de trabalho com os Champions do Mercado Livre, que são os colaboradores que lideram as iniciativas de sustentabilidade nos diferentes países da região.
Foram dois dias de conversas com especialistas em que analisamos e refletimos sobre as tendências e a agenda de sustentabilidade na nossa indústria e na região. Estas informações nos permitiram trabalharmos juntos no desenvolvimento de um mapa de desafios e oportunidades. Como resultado, definimos uma nova plataforma que representa uma evolução para nossa visão, uma vez que coloca o propósito da empresa no centro da estratégia de sustentabilidade.

A partir de 2017, todos os programas e iniciativas de sustentabilidade do Mercado Livre colocam em prática o propósito de democratizar o comércio e o dinheiro, facilitando o poder de empreender a milhares de pessoas na América Latina.

Além disso, acordamos desenvolver as ações, processos e orientações que sejam necessárias para a implementação desta nova estratégia a nível regional, e métricas de projeto que nos permitirão mensurar e melhorar continuamente a nossa gestão.

Marcos de sustentabilidade de 2016

Apresentamos o Relatório de Sustentabilidade 2015.

Incorporamos um canal de comunicação em nosso site institucional contendo informações, medições e os avanços dos programas do efeito empreendedor.

Fizemos uma revisão de nossa estratégia na Oficina Regional de sustentabilidade.