Integridade, transparência e gestão de riscos

Código de Ética e Comportamento Comercial

Estabelece os princípios de ação na segurança das informações e questões de confidencialidade para todos os membros da organização. É atualizado anualmente e define os parâmetros de comportamento diante de potenciais conflitos de interesse ou notificação de atitudes indevidas de outros funcionários ou executivos.

Ao ser contratados pela empresa, todos os membros do Mercado Livre recebem treinamento sobre o Código de Ética e Comportamento Comercial. Da mesma forma, todos os fornecedores, clientes e consultores devem assinar o documento na hora de iniciar a relação comercial.

Funcionários, fornecedores, clientes e consultores devem seguir nosso Código de Ética.

Linha de denúncias

Para promover o comportamento ético e honesto, disponibilizamos para as nossas equipes uma linha de denúncias anônimas, a qual é gerenciada por uma empresa independente. As denúncias podem ser feitas online, via telefone ou email.

001-866-817-1152 (ou linha local)

Lei de práticas corruptas no Estrangeiro dos Estados Unidos (FCPA)

Como empresa pública, aderimos às disposições da legislação norte-americana de práticas corruptas no exterior (FCPA, por sua sigla em inglês), relativas a práticas éticas nas relações com funcionários do governo.

Análise abrangente do risco

Processo de análise de riscos

Por causa da essência da nossa atividade e das características do mercado, os principais riscos para a nossa organização tendem a ocorrer nas funções mais importantes da empresa: vendas, marketing, desenvolvimento de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.
Para identificar os vários fatores internos e externos que podem gerar riscos e avaliar sua relevância, realizamos uma análise extensiva de cada componente da companhia. O processo é formalizado em um padrão de gerenciamento de risco baseado em boas práticas estabelecidas pelo COSO (Comitê das Organizações Patrocinadas) e em consonância com a cultura e as práticas de trabalho do Mercado Livre.

Marco de controle interno

Para identificar os fatores que podem afetar o sistema interno de controle de riscos, as preocupações e ações de mitigação necessárias, a Gerência de Auditoria realiza reuniões regularmente com os líderes de cada processo, produz pesquisas e envia mensalmente o status de implementação dos controles às diferentes áreas e ao Diretor Financeiro. Além disso, usa as matrizes de riscos e controles de processos de negócios e tecnológicos, as quais são documentadas no sistema SAP GRC-Process Control.
Em cada contrato, provedores mais críticos do Mercado Livre devem demonstrar a correta aplicação dos procedimentos de controle, apresentando a Declaração sobre as Normas para os Compromissos de Certificação Número 16 ou equivalente (SSAE 16, pelas suas siglas em inglês).
Finalmente, seguimos as diretrizes da Lei Sarbanes Oxley (SOX) dos Estados Unidos, que exige a elaboração de um relatório de controle interno no final de cada exercício fiscal, sendo responsabilidade da equipe de gestão contar com uma estrutura de controle interno adequada para reduzir os riscos de erro e fraude nas demonstrações financeiras.