Nossa equipe

7239
funcionários

2931 mulheres
4308 homens

2700 novos talentos foram incorporados à nossa equipe em 2018

11

maiores de 50

2396

entre 30 e 50

4832

menores de 30

Promovemos uma cultura única, baseada em seis princípios, que ganha vida em uma experiência de trabalho diferente e nos torna um dos melhores lugares para trabalhar da América Latina e do mundo.

Somos uma organização de talento empreendedor

Queremos atrair, selecionar e incorporar os melhores talentos para liderar a indústria do comércio eletrônico e dos serviços financeiros na América Latina. Procuramos pessoas que têm algo em comum: um DNA Empreendedor.

Minha experiência MELI

Fazer parte do Mercado Livre é uma experiência inspiradora, sempre dinâmica, em evolução, colaborativa e cheia de oportunidades. Minha experiência MELI é uma proposta de valor diferenciada para as pessoas que se somam à nossa equipe.

Performance e desenvolvimento profissional

Nossa estratégia de gestão de talento tem um enfoque integrador e disruptivo, que aborda o desempenho e o desenvolvimento de maneira conjunta. Para conseguir isso, baseamos nossa gestão de talento em três pilares: Performance management com foco em impacto e desenvolvimento, Talent reviews e Feedback contínuo.
Processo anual, cíclico e contínuo de gestão integral, com uma instância de auto avaliação e, depois, de avaliação, que é a consequência natural do trabalhado e empreendido de forma conjunta durante o ano e que nos permite identificar a contribuição de cada um à estratégia do negócio.

Iniciamos com cada pessoa definindo os objetivos de performance em conjunto com seus objetivos de desenvolvimento em uma mesma conversa, já que eles se potencializam mutuamente. Convidamos a enquadrar os objetivos de desenvolvimento no modelo de aprendizagem 70/20/10: 70% focado em experiências, 20% na exposição mediante mentoring e 10% na capacitação e conhecimento formal. Neste último grupo incluímos os programas de desenvolvimento de líderes e de aprendizagem.
O processo de Talent Review nos permite identificar perfis de alto potencial que agregam à sustentabilidade do Meli no longo prazo, garantindo nosso capital humano. Em uma sessão anual, os líderes, junto com o People Team, analisam os perfis da sua equipe segundo variáveis de Performance, Agilidade de Aprendizagem e aspirações de desenvolvimento. Esta prática procura fazer com que todas as pessoas cresçam em suas posições atuais e em seus postos futuros. Nesta mesma instância elaboramos o plano de sucessão, para garantir que exista uma lista de sucessores prontos para assumir as necessidades de futuras posições vagas.

Depois das sessões de Talent Review, atualizamos os planos de desenvolvimento e acontece a sessão de feedback. O processo consiste em identificar ações de desenvolvimento a partir do mapeamento realizado e dos planos de sucessão.
Confiamos na conversa sincera como o maior valor para o desenvolvimento. Por isso, nosso Performance management tem como foco o feedback contínuo. Uma vez por trimestre, há uma conversa de feedback de qualidade entre colaborador e líder, para alinhar objetivos de trabalho e expectativas de desenvolvimento.

Diversidade e igualdade de oportunidades

As diferenças nos enriquecem e inspiram para melhorarmos. Queremos que cada pessoa amplie suas capacidades e se expresse em um ambiente saudável e equitativo. Desenvolvemos um plano de Diversidade e Inclusão de três anos, focado em construir uma empresa diversa em todos os níveis da organização e ampliar o acesso à educação em tecnologia, principalmente para mulheres. Nosso principal objetivo é promover uma cultura inclusiva.

Iniciativas desenvolvidas:

Diversidade e Inclusão para Líderes
Incluímos um módulo de Diversidade e inclusão no Programa de Liderança para líderes. Neste espaço, vieses na tomada de decisões e impacto na gestão de pessoas foram identificados e tornaram-se conscientes.

Equal Pay
Estamos orgulhosos de poder contar que no Mercado Livre não existem diferenças salariais significativas entre homens e mulheres. A partir de um estudo detalhado que fizemos a repeito, verificamos que, temos igualdade salarial no Mercado Livre. Atualmente, continuamos trabalhando para reduzir o gap de alguns casos isolados.

Mulheres em TI
Argentina
Para promover a diversidade e fomentar que haja cada vez mais #MulheresemTI, trabalhamos em parceria com a ADA, organização que forma mulheres em programação e as conecta com oportunidades de trabalho.