Cultura empreendedora

Sabemos que o nosso ecossistema de soluções tem a capacidade de se tornar uma ferramenta para a mudança, com um impacto positivo sobre a vida de milhões de pessoas.
Queremos levar nosso DNA empreendedor para além dos limites do Mercado Livre, para promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico e financeiro dos latino-americanos.

> Mercado Livre Fund
> #EcoFriday
> Histórias que inspiram
> Mercado Livre Solidário
> Capacitação de microempreendedores e inclusão financeira
> Formação e inclusão social através da tecnologia

Mercado Livre Fund

Fundo de investimento que visa apoiar startups com capacidade de produzir desenvolvimentos tecnológicos inovadores e melhorar o ecossistema do e-commerce na América Latina.
Investimos em projetos que consideramos valiosos para o nosso ecossistema. Além disso, as empresas têm acesso a um programa especial de tutorias projetado em parceria com a Endeavor.

mercadolibre.com/fund

#EcoFriday

A #EcoFriday promove a venda de produtos sustentáveis, seja pela sua eficiência energética, pela sua produção local, por conter materiais reciclados ou pela sua capacidade de reduzir emissões.
Em 2017, a primeira edição do EcoFriday foi realizada, em forma simultânea, em 7 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela.

Histórias que inspiram

Em 2017, conseguimos levar a nossa iniciativa Histórias que Inspiram para toda a América Latina. Foi a terceira edição do concurso regional em que treinamos e premiamos empreendedores que desenvolveram seus negócios por meio de e-commerce, e cuja história pode potencialmente inspirar outras pessoas.
A premiação, que organizamos em parceria com a Endeavor, começou na Argentina, em 2017 foi estendida para o Brasil e o México, e em 2017, para o Uruguai, a Colômbia, o Chile e a Venezuela.

Mercado Livre Solidário

Seguimos trabalhando para fortalecer a cultura de doação e as ONGs através da incorporação de nossas soluções em suas estratégias de captação de recursos. As organizações que se somam ao Mercado Livre Solidário podem integrar uma loja online em seus sites e contam com bonificações na utilização do Mercado Livre, o Mercado Shops, o Mercado Envios e o Mercado Pago. Além disso, têm a possibilidade de criar botões de doação única ou mensal para facilitar a captação de recursos e contam com o apoio contínuo das nossas equipes na utilização das ferramentas.
Desenvolvemos programas de formação de ONGs em parceria com a Wingu. Em 2017, organizamos quatro webinars sobre captação de recursos e fidelização para ONGs, impactando mais de 600 participantes. Com o mesmo objetivo, oferecemos oficinas presenciais em Argentina, Brasil, Chile e Uruguai para mais de 130 ONGs.

Também nos aliamos a Wingu no patrocínio do seu Festival de Inovação e Tecnologia Social (FITS) na Argentina, na Colômbia e no México, um encontro gratuito e aberto, com duração de um dia, onde oferecem treinamentos em tecnologia e metodologias inovadoras para fortalecer as organizações da sociedade civil. Mais de 1700 pessoas participaram da edição de 2017. Promovemos 18 campanhas especiais associadas à datas comemorativas importantes como Natal e Dia das Crianças e, pontualmente, apoiamos campanhas para auxiliar crianças com problemas graves de saúde ou em casos de emergência nacional.

Lançamos um plano de ação e divulgação diante de emergências nacionais para toda a região, visando otimizar a relação entre a comunidade e as organizações que atuamno território, com a intenção de disponibilizar nossas ferramentas para a arrecadação de fundos.

Capacitação de microempreendedores e inclusão financeira

Sumatoria

Argentina

Firmou-se um acordo entre Mercado Pago e a Sumatoria, plataforma argentina de crowdfunding que conecta microempreendimentos com pessoas que querem apoiá-los através de uma pequena contribuição reembolsável. A solução Mercado Pago foi disponibilizada para que as pessoas que desejam financiar projetos possam fazê-lo de modo simples, rápido e seguro.

Treinamento para microempreendedores

Argentina

Queremos compartilhar o potencial de nossa plataforma com os microempreendedores da base da pirâmide e de empreendimentos solidários. Para eles, desenvolvemos um portal em que podem ter acesso a vídeos tutoriais, de curta duração e linguagem simples, que ensinam o básico para operar e dar os primeiros passos em nosso ecossistema.
Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a Direção Geral de Empreendedorismo da Cidade Autônoma de Buenos Aires e a Eidos, uma fundação especializada na criação, desenvolvimento e implementação de experiências educacionais inovadoras. Além disso, realizamos um encontro com microempreendedores de áreas vulneráveis para compreender melhor suas percepções na hora de desenvolver um negócio online.

Formação e inclusão social através da tecnologia

Geramos oportunidades em parceria com a Arbusta

Aprofundando nossa estratégia de impulsionar a formação de jovens em tecnologia e aumentar as suas possibilidades de empregabilidade, trabalhamos com a Arbusta, empresa social focada no fornecimento de serviços de tecnologia, gerando uma oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade.

"O Mercado Livre nos desafia o tempo todo. Coloca nosso modelo à prova, consegue fazer com que nossas equipes sigam aprendendo e desenvolvimento seu potencial diariamente. Nossos serviços de tecnologia crescem e evoluem junto com o MELI. É uma grande satisfação trabalharmos juntos"

Juan Umaran, CEO de Arbusta

Formação de jovens em tecnologia

Argentina e Uruguai

Fizemos o acompanhamento de diferentes programas de treinamentos em programação e profissões digitais destinado a jovens.
Jóvenes a programar
Programa de apoio que faz parte do Plano Ceibal. Graças ao nosso patrocínio, em parceria com a CUTI, FUMIN-BID, INEFOP e outras empresas de tecnologia, são organizados cursos de programação para os jovens que tenham concluído o ensino médio. Mais de 700 alunos foram treinados durante o ano de 2017.
Plan Nacional 111Mil
Este programa do Ministério de Produção visa formar, durante os próximos quatro anos, 100.000 programadores, 10.000 profissionais e 1.000 empreendedores.
Potenciate Tecnológico
Por meio deste programa, recebemos mais de 20 jovens empreendedores que aprendem enquanto estão desenvolvendo um projeto. Uma equipe de voluntários de nosso time de TI compartilhou com eles nossas metodologias para o desenvolvimento de produtos e deu a eles um feedback personalizado a respeito de suas iniciativas.
Chicas en Tecnología
Com o valor agregado de buscar o empoderamento das mulheres para que se tornem cada vez mais parte da nossa indústria, oferecemos o acompanhamento para este programa em suas edições do PUMM, sigla de Pogramação de um Mundo Melhor. Nossos especialistas em TI atuaram como mentores das jovens programadoras, trabalhando em conjunto com uma equipe no desenvolvimento de um aplicativo.
Developers for Good
Juntos, organizamos um evento que reuniu programadores e desenvolvedores para que usassem suas habilidades e experiência na geração de projetos com impacto social positivo. Nossos voluntários de TI participaram ativamente durante dois dias juntamente com os desenvolvedores, para ajudá-los a transformar suas ideias em uma solução real.