Cultura empreendedora

Sabemos que a nossa plataforma tem o potencial para impulsionar o desenvolvimento de empreendedores e PMEs, graças à complementaridade de suas ferramentas e à facilidade que oferece para vender produtos e serviços.
Para concretizar essa visão, projetamos uma proposta abrangente de formação na utilização do nosso ecossistema de ferramentas, para incentivar e financiar o desenvolvimento empreendedor, promover a igualdade de oportunidades na comunidade e incentivar o voluntariado e o intraempreendedorismo em nossa equipe.

> Histórias que inspiram
> Academia BA Empreende
> Cidades para empreender
> Treinamento para empreendedores junto a ONGs
> Universidade Mercado Livre

Investimento social

Estamos confiantes de que não existe melhor maneira de garantir o nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades do que compartilhando e espalhando o efeito empreendedor. Portanto, colocamos o ecossistema de soluções de nossa plataforma a serviço das organizações sem fins lucrativos. Além disso, incentivamos nossos funcionários para que eles canalizem sua vocação social em nossos programas de voluntariado, tornando-se agentes de mudança em suas comunidades.

> Mercado Livre Solidário
> In Pacto
> Hagamos un clic (Vamos fazer clique)
> Formação de jovens em tecnologia

Histórias que inspiram

Concurso regional em que capacitamos e premiamos empreendedores que tenham construído seus negócios por meio de uma plataforma de e-commerce e cuja história tenha potencial para inspirar outros. A competição, que organizamos em parceria com a Endeavor, começou na Argentina e em 2016 foi estendida para o Brasil e México.

624 histórias
320 Argentina | 184 Brasil | 120 México

USD 25.000 Prêmio vencedor regional
USD 10.000 Prêmios locais

Conheça a história de Ángeles Lozano, vencedora de 2016

Academia BA Empreende

Em parceria com o Ministério da Modernização, Inovação e Tecnologia do Governo da Cidade de Buenos Aires, oferecemos um programa de treinamento gratuito para empreendedores em nossa sede na Argentina. A palestra, ministrada no marco da Academia BA Empreende, esteve focada no desenvolvimento de competências empreendedoras e metodologias ágeis para a resolução de problemas.

24 horas de treinamento
30 empreendedores

Cidades para empreender

Participamos do Programa Ciudades para Emprender organizado pela Secretaria de Empreendedores e Pequenas e Médias Empresas (SEPYME), do Ministério da Produção argentino, cujo objetivo é desenvolver o ecossistema empreendedor em diferentes cidades do país. Um dos desafios da iniciativa é desenvolver competências de gestão de empreendedorismo na esfera pública local. Recebemos representantes de mais de 30 cidades, que partilharam uma palestra com Pedro Arnt, Chief Financial Officer do Mercado Livre.

Treinamentos para empreendedores junto a ONGs

Iniciativa que realizamos juntamente com quatro parceiros estratégicos: Gmaj Ajdut e Mulheres 2000, da Argentina; e a Fundação Tzedacá e Ceprodich do Uruguai.
Funcionários do Mercado Livre voluntariamente compartilham seus conhecimentos com os empreendedores em uma série de treinamentos coordenados por organizações sobre finanças pessoais, empreendedorismo, e-commerce e uso da plataforma.

70 horas de aulas
Ministradas por 57 voluntários do Mercado Livre
109 beneficiários

Universidade Mercado Livre

Plataforma em que trazemos uma proposta de cursos e webinars online para ajudar os empreendedores, varejistas, empresas, importadores ou distribuidores a vender seus produtos na Internet de forma eficiente, melhorando a experiência do usuário.

Plataforma gratuita e de uso ilimitado que funciona em toda a região latinoamericana
+40 cursos disponíveis sobre e-commerce e nossos serviços
90.000 usuários cadastrados

Meli Fund

Temos investido US $ 3 milhões nas 16 empresas do portfólio, com o objetivo de elevar o investimento para USD 10 milhões no curto prazo. Em 2016, estendemos a estratégia do MELI Fund para projetos que estão em um estágio mais avançado de maturidade. No ano passado, investimos na Clínc na Argentina, na Trocafone e na Ingresse no Brasil e na MelonCargo no Chile.

Mercado Livre Solidário

Trabalhamos para fortalecer as ONGs através da incorporação de nossas soluções para sua estratégia de captação de recursos. As organizações que se somam ao Mercado Livre Solidário podem integrar a sua loja online em suas páginas web. Elas recebem bonificações na utilização do Mercado Livre, Mercado Shops, Mercado Envios e Mercado Pago, podendo criar botões de doação única ou mensal e têm o nosso apoio contínuo no uso das ferramentas.

+ 655 ONGs da América Latina fazem parte do Mercado Livre Solidário.
+ USD 2 milhões arrecadados em 2016

Arbusta, organização focada no fornecimento de serviços para a economia digital, que gera trabalho para homens e mulheres jovens com elevado potencial, oferece serviços de apoio e assistência em todas as locações onde funciona o Mercado Livre Solidário. Em 2016, dois recursos da Arbusta foram alocados para auxiliar as organizações na apresentação do programa e para ajudá-los a criar estratégias de captação de recursos online.
Acompanhamos a Wingu patrocinando seu Festival de Inovação e Tecnologia Social (FITS), um encontro gratuito e aberto de um dia onde são compartilhados treinamentos em tecnologia e metodologias inovadoras para fortalecer as organizações da sociedade civil. Em sua edição de 2016, foram ministradas várias palestras e oficinas realizadas por 126 oradores, nas quais participaram 1.700 pessoas e 676 membros de ONGs.
Além disso, em parceria com a com Wingu, organizamos dois webinars sobre fidelização e captação de recursos para ONGs, realizados em espanhol e português. O primeiro teve 282 participantes em nome de 130 ONGs, enquanto que no segundo participaram 61 representantes de sete ONGs. Com o mesmo objetivo, fizemos um acompanhamento do desenvolvimento de um dia de oficinas presenciais sobre ferramentas de angariação de fundos online, com a presença de 190 membros de 150 ONGs da Argentina, Colômbia e México.

2.230 participantes das atividades
950 ONGs capacitadas

In Pacto

Promovemos a vocação social de nossos colaboradores e seu desejo de se tornarem agentes de mudança, fornecendo um orçamento para projetos sociais. Disponibilizamos um fundo de USD 1.000 por mês para, mediante votação de um comitê interno, serem alocados em um projeto que contribui para o desenvolvimento e promoção da população socialmente e economicamente vulnerável de cada país.

10 vencedores
+10.000 beneficiários

Em 2016, houve 10 projetos vencedores e as ONGs beneficiadas foram: Ayres de Esperanza, ATIADIM, Fundação Amigos da Terra, a Associação Civil Sonrisas (Sorrisos) e a Fundação Federico Dominck, da Argentina; a Fundação Dejamos Huellas (Deixamos Marcas) da Colômbia; a Corporação Simón de Cirene do Chile; a Casa das Mercedes do México; o Hospital da Mulher do Uruguai e a Fundação Embaixadores Comunitários da Venezuela.

Vamos clicar

Nosso programa Hagamos un clic (Vamos clicar) convida parceiros para participar de atividades de impacto positivo em suas comunidades, as quais são coordenadas por organizações da sociedade civil. Todos os funcionários do Mercado Livre dispõem de 18 horas por ano para se dedicar a atividades voluntárias.

200 voluntários participaram em 2016

• Investir Vale a pena
Programa da United Way em que nossos voluntários ministram capacitações para jovens de baixa renda sobre temas como liderança, empreendedorismo e finanças pessoais. A capacitação foi desenvolvida em quatro cursos, de 96 horas no total, do qual participaram 34 voluntários do Mercado Livre. As capacitações, que foram ministradas em Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, tiveram uma concorrência de 50 pessoas.

• Sócios por um dia
Organizado pela Junior Achievement, o programa reúne alunos do último ano do ensino médio com profissionais da carreira do seu interesse para aprender sobre o mundo do trabalho. Em 2016, 52 funcionários do Mercado Livre partilharam um dia de trabalho com 52 alunos na Argentina e no Brasil.

• A Companhia
Participamos do programa da Empresa Junior Achievement, que promove o espírito empreendedor entre as crianças com a metodologia do "aprender fazendo". O programa fornece ferramentas a crianças para enriquecer as suas competências de transformação do futuro e tornar-se protagonistas do seu desenvolvimento econômico, suas famílias e suas comunidades. Os participantes, estudantes de 15 a 19 anos de idade, aprenderam a criar, organizar e operar uma empresa no mercado. Cada turma criou uma organização fictícia e, orientados por seus tutores voluntários, comercializaram produtos, obtendo lucros. Em 2016, 34 voluntários do Mercado Livre treinaram 102 estudantes de cinco escolas do ensino médio da Argentina, Brasil e Uruguai, que criaram cinco empresas.

Outras atividades por país

Argentina
• Em parceria com a Fundação United Way, conseguimos arrecadar mais de ARS 80.000 através do Mercado Pago para a compra de 2.419 kits escolares, que foram entregues por voluntários do Mercado Livre a instituições.

Chile
• Em parceria com a United Way, melhoramos a infraestrutura do jardim de infância, que atende 40 crianças, graças à colaboração de 10 voluntários. Além disso, 5 voluntários ofereceram seu tempo para acompanhar os alunos em situação de vulnerabilidade, como parte do programa de mentoring da organização.

• Juntamente com Belén Educa, entregamos 90 kits de material escolar para as crianças da escola José María Caro de La Pintana e convidamos 240 crianças de diferentes escolas com as quais a Fundação trabalha para irem ao cinema.

• Juntamente com a Fundação Desafio Levantemos Chile, foi realizada uma campanha de Natal em que 230 crianças receberam seu presente e foram arrecadados USD 3.370.
Uruguai
• Os voluntários participaram de um projeto de melhoria da infraestrutura da área de lazer do centro Aldeas Infantiles, da Florida. Foram 10 horas dedicadas por 25 voluntários em que beneficiaram 117 crianças que frequentam o centro de atendimento para as crianças e a família.

• Em parceria com a ReachingU, 25 voluntários do Mercado Livre participaram da plantação de árvores e plantas no Centro Educacional Los Tréboles (Os trevos), de Montevidéu, que atende 140 jovens. Além disso, 9 voluntários realizaram uma visita em que doaram 150 livros para a ala pediátrica da Policlínica, do Bairro Cerro deMontevidéu, beneficiando 1600 crianças.

• Em conjunto com o Rotary, 25 voluntários melhoraram a infraestrutura do centro de saúde de crianças Juan XXIII de Montevidéu, beneficiando 200 crianças.
México
Voluntários colaboraram com a melhoria da infraestrutura da escola de ensino fundamental Gertrudis Bocanegra, que atende crianças de 6 a 12 anos; eles montaram uma horta orgânica como uma alternativa para o fornecimento de alimentos na Comunidade de Piedra Buena.

Formação de jovens em tecnologia

Com a finalidade de fomentar e promover o interesse dos jovens pela tecnologia e melhorar suas chances de emprego, acompanhamos e desenvolvemos programas de treinamento em Java, Android e empregos digitais.
Além disso, uma equipe de voluntários de nossa equipe de TI ministram palestras sobre novas tecnologias para equipes de ensino das escolas técnicas.
Nativos digitais
É um programa de treinamento em tecnologia destinado a jovens com idades entre 16 e 25 anos em situação de vulnerabilidade, de escolas técnicas de ensino médio da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina e de Montevidéu, no Uruguai. Propomos reforçar a sua capacidade de inclusão social e de trabalho com formação no desenvolvimento de aplicativos móveis nas linguagens Android e Java.
Para a execução deste projeto, trabalhamos em parceria com o Ministério da Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires e sua iniciativa "Programá tu futuro" (Programe seu futuro), a oficina BA Jovem e escolas técnicas n° 26 e 32 da Cidade de Buenos Aires, na Argentina, e com a Fundación a Ganar (Fundação para ganhar) no Uruguay.

242 horas de treinamento
154 participantes
96 certificados

Associação Empresarial Argentina

Em consonância com a formação de jovens em tecnologia, durante 2016, executamos, em parceria com a Associação Empresarial Argentina (AEA), um ciclo de palestras, em que três dos nossos especialistas em novas tecnologias compartilharam, como voluntários, seus conhecimentos sobre novas linguagens de programação e inclusão de jovens no mercado de trabalho com 40 professores de escolas técnicas da Cidade e da Província de Buenos Aires.
Arbusta

Patrocinamos o desenvolvimento de mais de 300 horas de treinamento em Testing, gerenciamento de dados e desenvolvimento pessoal para aumentar as oportunidades de emprego na economia digital de 70 jovens da Argentina e da Colômbia. Além disso, desenvolvemos um curso sobre moderação do nosso site para selecionar recursos da Arbusta, para oferecer suporte à área de políticas e regras operativas no Uruguai. Nesta capacitação, contratamos três recursos que ofereceram mais de 450 horas de serviços de moderação durante quatro meses, ultrapassando as metas de qualidade estipuladas.