Gestão Ambiental

Pegada ambiental

Para a medição das nossas emissões utilizamos as diretrizes do Greenhouse Protocol (GHG Protocol). Iniciamos a medição da linha de base em 2016 e avançamos na análise comparativa com o exercício do ano 2017. A consolidação das emissões é realizada dentro dos limites do controle operacional do Mercado Livre, estendendo sua cadeia de valor para estimativas de escopo 3. Os resultados foram compartilhados internamente com o objetivo de visibilizar nosso impacto ambiental para todas as áreas da empresa e de fazer com que a informação seja incorporada aos processos de tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Arquitetura sustentável

A Melicidade, nossa sede no Brasil, é o nosso modelo de arquitetura sustentável. Seu sistema de iluminação é 100% automatizado, utiliza lâmpadas de LED que podem reduzir o consumo de energia em até 75% e aposta no aproveitamento de luz natural. Além disso, foram instalados 1800 painéis solares que geram mensalmente uma média de 47 Mwh e possui. Além disso, possui quatro tanques para captação de água de chuva, que posteriormente é usada para irrigação e abastecimento sanitário.

Nossos espaços de trabalho foram criados com base em critérios sustentáveis
que ajudam a reduzir o impacto ambiental gerado pelas nossas atividades

Os painéis da Melicidade nos permitem abastecer
entre 15% e 20% do consumo mensal de energia.

Optamos por instalar nossos escritórios em edifícios que tenham obtido a certificação LEED e, portanto, incorporam aspectos de eficiência energética, utilizam fontes alternativas de energia, possuem melhor da qualidade ambiental interna, eficiência no uso da água e o considera o desenvolvimento sustentável dos espaços livres.

4Rs

Em 2016, decidimos escalar integralmente o programa de reciclagem para todos os nossos escritórios e, em 2017, conseguimos abarcar seis edifícios corporativos da Argentina, Chile, Uruguai e México

Resíduos que geram inclusão social

Atualmente, o Mercado Livre Brasil realiza a compostagem de 250 kg de orgânicos por dia, provenientes dos resíduos gerados nos escritórios e no restaurante da Melicidade. O adubo gerado é doado para 12 hortas urbanas localizadas no entorno, em Osasco. O adubo é utilizado na regeneração de terra para cultivo, beneficiando 35 famílias que obtém renda através da venda das hortaliças que cultivam.
O adubo gerado é doado para 12 hortas urbanas localizadas no entorno, em Osasco. O adubo é utilizado na regeneração de terra para cultivo, beneficiando 35 famílias que obtém renda através da venda das hortaliças que cultivam.

Resíduos eletrônicos

Em 2017, implementamos um programa regional de recuperação de resíduos elétricos e eletrônicos, garantindo um direcionamento adequado para equipamentos informáticos obsoletos. Nosso programa prioriza a oportunidade de doação a entidades onde eles podem ser utilizados novamente. E, quanto aos equipamentos que não podem ser reparados e doados, avalia-se a possibilidade de recuperação dos materiais ou sua eliminação monitorada.