Gestão ambiental

O cuidado do meio ambiente é uma parte fundamental do compromisso do Mercado Livre com o desenvolvimento de um negócio sustentável no longo prazo. Nossa estratégia ambiental é baseada em três eixos:

Arquitetura
Sustentável

4rs
Repensar, Reduzir,
Reutilizar e Reciclar

Pegada
de Carbono

Arquitetura sustentável

Para conseguir que a nossa infraestrutura respeite cada vez mais o meio ambiente, pensamos e concebemos os nossos espaços de trabalho com critérios sustentáveis. Deste modo, muitos dos empreendimentos que escolhemos como novos locais conquistaram a certificação LEED Core & Shell.

A abertura da MeliCidade no Brasil foi um importante marco no campo da arquitetura sustentável, que nos permitiu reduzir a intensidade energética no país em 82.8%, apesar de termos aumentado em 38% a quantidade de funcionários. Metade da energia consumida é obtida a partir de 2.000 painéis solares localizados no telhado do complexo. A iluminação é 100% automatizada e usa lâmpadas de LED, reduzindo o consumo em 75%. Foram adicionados tanques de água, os quais se abastecem de água da chuva para irrigação e abastecimento sanitário.

Nos terraços de nossos escritórios na Colômbia foram instalados painéis solares de 160 w que têm a capacidade instalada para gerar até 5% da energia das áreas comuns do edifício. Na Argentina, estamos planejando a formalização da Certificação LEED em Interiores Comerciais para dois grandes projetos que estamos desenvolvendo em Buenos Aires, com o objetivo de obter o nível GOLD de certificação.

MeliCidade, uma cidade sustentável

4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Estamos certos de que, como comunidade, podemos conectar, repensar processos, reduzir o uso, reutilizar materiais e reciclar produtos, para minimizar a nossa pegada e reforçar o impacto positivo em nosso ambiente.

Programa de reciclagem

Partindo da conscientização de nossos funcionários, conseguimos gerar impacto real na redução dos resíduos gerados pelas operações. Em 2016 conseguimos recuperar 19 toneladas de materiais tais como plástico, papel, papelão e alumínio. Para o próximo período, pretendemos expandir o programa para a fração orgânica dos nossos resíduos, aumentando seu alcance para todos os locais do Mercado Livre. De acordo com projeções, isso nos permitirá alcançar Taxas de Recuperação (TdR) acima de 47%.

19 toneladas de materiais recuperados para reciclagem.

#EcoFriday

Campanha de consumo responsável única na indústria do comércio eletrônico no nível global,que gera um impacto social, ambiental e econômico positivo para a organização e para a comunidade. A campanha promoveu a venda de produtos sustentáveis, seja por aspectos de eficiência energética, seja pela sua produção local, por conter materiais reciclados ou por sua capacidade de reduzir emissões poluentes.

Com mais de 18.000 produtos vendidos em mais de 100 categorias e subcategorias, conectamos, empoderamos e treinamos mais de 250 vendedores, entre os quais se encontravam 20 microempreendedores que usaram plataforma de negociação eletrônica pela primeira vez.

18.000 produtos eco friendly vendidos

Medimos e reduzimos a nossa Pegada de Carbono

A medição da Pegada de Carbono nos permite identificar as fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de nossas operações e seus pontos críticos. Com esta informação, podemos definir os objetivos e as políticas mais eficazes para sua redução.

Usamos as diretrizes de medição desenvolvidas pelo padrão Greenhouse Gas Protocol do World Resource Institute (WRI) e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, por sua sigla em inglês).

Virtualização

Em 2016, implementamos uma nova versão da nuvem com novos recursos e limitações menores, o que nos possibilitou aumentar o número de servidores por unidade física. Com essa otimização, alcançamos o número de 56 servidores virtuais por servidor físico, 86,7% a mais que em 2015.

+86% de servidores virtuais por unidades físicas.

Através da atribuição de um núcleo físico para cada núcleo virtual, eliminamos a sobrealocação da memória de processamento, alcançando uma melhoria de 40% na eficiência das aplicações, com uma infraestrutura física menor.

Nossos compromissos

Estamos empenhados em trabalhar na definição de metas e na implementação de estratégias de redução, focando especialmente no desenvolvimento de novos projetos.
Começar a medir o impacto de nossa cadeia de valor
Desenvolver uma política mais eficiente de crescimento de servidores.
Incorporar os objetivos ambientais nos painéis de gestão do líderes de TI.
Analisar a demanda de infraestrutura interna para identificar metas de redução e otimizar nossa nuvem.
Obter a Certificação LEED em nossos novos escritórios de Buenos Aires.
Substituir todas a luminárias por sistemas de LED.
Implementar geradores de energias renováveis.
Promover a mobilidade sustentável entre os funcionários: relançar caronas corporativas e, incentivar a utilização de transportes públicos e bicicletas.