Ambiente

Medimos nossa pegada ambiental

Estamos comprometidos em medir e comunicar nosso impacto ambiental a nível regional. A medição da Pegada de Carbono nos permite identificar as fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEI) de nossas operações e seus pontos críticos.

UUtilizamos os alinhamentos de medição do padrão Greenhouse Gas Protocol (GHG), desenvolvido em conjunto pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e o World Resource Institute (WRI).

Começamos a medição de linha de base em 2016, em 2017 conseguimos ampliar seu alcance para toda a região e em 2018 concretizamos o segundo exercício comparativo. Nossa gestão ambiental é um processo de melhoria contínua, que acompanha o crescimento do negócio. Por isso, a cada ano aprofundamos a medição e geramos novos indicadores que nos permitem obter uma melhor ideia das variáveis ambientais.

Redução de emissões

394,5 t CO2e

redução total

221 t CO2e

Gestão integral de resíduos

(alcance 1)

170 t CO2e

Geração de energia solar nos escritórios do Brasil

(alcance 2)

3,5 t CO2e

Geração de energia solar nos escritórios de Córdoba

(alcance 3)

Arquitetura sustentável

Em todos os nossos centros operacionais nos centramos no uso responsável da energia, implementando tecnologias para tornar mais eficiente o consumo, como sensores de movimento e luminárias LED, e dando prioridade ao aluguel de espaços com a certificação LEED.
Melicidade, os escritórios do Brasil, são nosso modelo de arquitetura sustentável. Seu sistema de iluminação 100% automatizado e com lâmpadas LED, nos permitiu reduzir a intensidade energética no país em 82,8% desde a sua construção.

+1800 painéis solares na Melicidade, Brasil

+84 painéis solares na Colômbia

+84 painéis solares em Córdoba, Argentina.

Embalagens sustentáveis

Começamos uma experiência-piloto do uso de embalagens confeccionadas com material 100% biodegradável e compostável, nas embalagens do Mercado Envios na Argentina. A partir de novembro de 2018 e durante o primeiro semestre de 2019 serão utilizadas 4.000.000 de sacolas de bioplástico nos produtos enviados a partir dos centros de distribuição intermediários da companhia. Somos a primeira companhia de comércio eletrônico da América Latina que utiliza plástico biológico em seus envios.

Mais informação em Ideas

Gestão de resíduos

+143 t de recicláveis recuperadas

10%

máis que em 2017

100%

recuperação de resíduos orgânicos
nos escritórios do Uruguai e Chile
O compromisso dos nossos funcionários nos permite gerar um impacto real na redução dos resíduos das nossas operações.
No final de 2017, os escritórios do Uruguai conseguiram a recuperação de 100% da fração orgânica. Em 2018, apesar de haver crescido mais de 30% a quantidade de colaboradores, os escritórios continuam mantendo uma taxa de recuperação acima dos 50%. O caso serviu de exemplo para as operações em outros países e, a partir de setembro, os escritórios do Chile também superaram a marca dos 50% de recuperação mensal.
No Mercado Livre Brasil faz a compostagem de 250 kg de orgânicos por dia dos resíduos gerados no restaurante da Melicidade. O adubo gerado é doado a 11 hortas públicas de Osasco, São Paulo e são utilizados na regeneração de terra para cultivo urbano, da qual mais de 35 famílias obtêm uma renda por meio da venda dos vegetais que cultivam.

Resíduos eletrônicos

Implantamos um programa de recuperação de resíduos elétricos e eletrônicos (RAEE´s) para que as equipes de Informática e Tecnologia encontrem os canais adequados de reciclagem para os equipamentos que deixam de usar dando prioridade, sempre que possível, às oportunidades de doação a organizações sociais.

+2.500 aparelhos elétricos e eletrônicos

800 kg de resíduos eletrônicos recuperados