Carta do Presidente

A cultura empreendedora está no nosso DNA e seu efeito multiplicador escreve a história de nosso crescimento e do comércio eletrônico na região. Nossa estratégia de sustentabilidade é focada no efeito empreendedor para criar valor compartilhado e transformar a realidade das pessoas e das comunidades onde operamos.

Vivenciamos a força do efeito empreendedor em uma empresa que hoje em dia conta com mais de 4.000 funcionários na América Latina, está presente em 19 países, com mais de 174,2 milhões de usuários cadastrados, 7,6 milhões de vendedores no marketplace e 27,7 milhões de compradores.

No Mercado Livre, democratizamos o e-commerce na América Latina, permitindo que milhões de pessoas, de qualquer lugar do país, possam adquirir produtos a preços justos e que todos os vendedores, especialmente as PMEs, disponham de uma plataforma de comercialização digital eficaz para concretizar seus negócios. Neste processo contínuo, entendemos que o sistema de pagamentos e o acesso ao crédito são vitais para o desenvolvimento de cada empreendedor.

Continuamos apostando na revolução tecnológica: no Mercado Pago, queremos democratizar o dinheiro e promover a inclusão financeira, facilitando ainda mais a atividade empreendedora.

Ao longo deste relatório, é possível encontrar os detalhes das atividades realizadas, e, a seguir, quero compartilhar com vocês os resultados mais notáveis de nossa gestão durante o período:

  • Na Argentina, apresentamos um plano de expansão para 5 anos prevendo um investimento de 1.500 milhões de pesos argentinos e a criação de 5.000 novos postos de trabalho. O investimento incorporará mais de 22.000 m2 de escritórios em dois complexos de Buenos Aires.
  • Inauguramos a MeliCidade, um complexo de 33.000 m2 no Brasil, totalmente projetado sob parâmetros de sustentabilidade.
  • Abrimos novos escritórios no Chile e na Colômbia e incorporamos espaços sustentáveis em nossa filial no Uruguai.
  • Expandimos o nosso ecossistema de soluções para os empreendedores, ampliando a cobertura geográfica do Mercado Pago.
  • Convidamos nossos grupos de interesse a participar no processo de geração do relatório, respondendo a uma pesquisa online na qual foram consultados sobre tópicos materiais a serem incluídos. Recebemos 1.179 respostas que nos ajudaram a reforçar o diálogo e a transparência na nossa comunicação.
  • Aprofundamos a medição de nossa Pegada de Carbono para obter uma estimativa global do nosso impacto na região. Em 2016, relatamos as emissões de Gases de Efeito Estufa em todos os países onde atuamos.
  • Renovamos nosso compromisso com a comunidade: colaboramos com mais de 600 ONGs da região, fornecendo ferramentas para que eles possam aproveitar nosso ecossistema de soluções.
  • Apoiamos o desenvolvimento empreendedor em todos os setores, promovendo a utilização de nossa tecnologia entre os jovens pertencentes a setores vulneráveis para melhorar suas oportunidades de emprego.
Estes resultados são fruto do árduo trabalho que todos os dias realizam as diferentes equipes que compõem nossa companhia. Juntos trabalhamos para que cada empreendedor possa crescer e multiplicar o impacto positivo sobre seu entorno. Tomara que muitos mais nos acompanhem, para continuar inovando e agregando valor em toda a América Latina.
Marcos Galperin
CEO e Presidente
do Mercado Livre Inc.