Carta do presidente

O Efeito Empreendedor se multiplica em cada um dos 18 países em que estamos presentes e se concretiza em mais de meio milhão de famílias latino americanas que vivem hoje de comprar e vender no Mercado Livre.

O mundo evolui, muda, avança em um ritmo vertiginoso e, com isso, surgem novos desafios. Só pode haver um verdadeiro desenvolvimento sustentável se as empresas se envolvem econômica, ambiental e socialmente com seu entorno.

Fundamos o Mercado Livre há quase duas décadas e nosso propósito se mantém inalterável: democratizar o comércio, os pagamentos e o dinheiro na América Latina, como forma de alavancar o que chamamos de o Efeito Empreendedor.

Impulsionar este ecossistema empreendedor gera um efeito multiplicador positivo que vemos em cada um dos 18 países onde estamos presentes. Mais de 580.000 famílias latino-americanas vivem hoje de comprar e vender no Mercado Livre. Em 2018, mais de 330 milhões de produtos foram vendidos no Mercado Livre e 389 milhões de transações foram realizadas em Mercado Pago, 68% a mais que no ano anterior. Também revolucionamos os pagamentos no mundo físico lançando os pagamentos com QR code na Argentina, que já estão presentes em mais de 260 mil lojas. Desde então, já processamos mais de 3 milhões de pagamentos e já estamos replicando estas iniciativas no Brasil e no México.

É a prova de que realmente estamos incluindo mais pessoas e comércios no sistema financeiro. Nesta linha, demos um passo a mais e promovemos novas maneiras de conseguir um financiamento com Mercado Crédito, chegando a conceder 264 milhões de dólares em empréstimos a vendedores do México, Brasil e Argentina. O crescimento de cada empreendimento nos enche de orgulho. Outra grande novidade extremamente disruptiva foi a possibilidade que demos aos usuários de investir seu dinheiro em um fundo comum de investimento de forma simples e online.

Além disso, realizamos um forte investimento em logística, com a incorporação de dois novos centros de distribuição no Brasil e México. Com relação à operação na Argentina, nosso plano de expansão aprofunda o planejado em 2016: um investimento de $1,5 bilhões em infraestrutura e a incorporação de 5000 novos postos de trabalho para 2020. Paralelamente, continuamos promovendo iniciativas como a Eco Friday, que nos permitem potencializar o ecossistema empreendedor de triplo impacto, ao liderar a maior oferta online de produtos sustentáveis da América Latina.

Também acompanhamos organizações que promovem a formação e inclusão de mulheres e jovens na tecnologia e no mercado de trabalho tecnológico, e procuramos capitalizar o potencial da nossa plataforma para impulsionar o impacto das ONGs na comunidade através do Mercado Livre Solidário.

Como parte do nosso compromisso com o Planeta, esforçamo-nos para medir e encontrar novas maneiras de reduzir o impacto ambiental de nossas operações. Um dos grandes sucessos do ano foi o programa de Logística Sustentável, através do qual começamos a dialogar com nossos parceiros logísticos e incorporamos os primeiros veículos elétricos à nossa frota para envios na Argentina e Brasil e, além disso, começamos a desenvolver as primeiras embalagens de bioplástico para e-commerce em nossos envios no Brasil e na Argentina.

Neste Relatório compartilhamos os avanços destes compromissos, conscientes de que ainda temos muito que aprender e empreender, mas com a tranquilidade de já estarmos neste caminho, junto com uma equipe de mais de 7200 funcionários na região que vibram o #OrgulhoMELI e o tornam possível, todos os dias.
Marcos Galperin
CEO e Presidente do
Mercado Livre Inc