Carta do CEO

Mercado livre é um ecossistema que, por meio da tecnologia, democratiza o comércio e o dinheiro, criando um efeito multiplicador que impacta positivamente na vida das pessoas e no desenvolvimento da sociedade.

Em 2017, completamos 18 anos, com quase 38 milhões de novos usuários que nos permitiram alcançar 270 milhões de itens vendidos, 150 milhões de envios e 230 milhões de transações de pagamento. No entanto, sabemos muito bem que o sucesso de uma empresa não é apenas seu desempenho econômico. Ele também é definido por um conjunto de valores colocados ao serviço dos usuários - compradores e vendedores - e pela criação de valor compartilhado.

Seguindo o nosso DNA, acreditamos que os empreendedores sejam verdadeiros agentes de mudança.

Portanto, o que chamamos de EFEITO EMPREENDEDOR sintetiza a nossa visão de sustentabilidade, que se baseia em três pilares: promover o ecossistema empreendedor, potencializar as comunidades onde operamos e reduzir nosso impacto ambiental.

Promover o ecossistema empreendedor é um compromisso que atualmente impacta a 580.000 pessoas de toda a América Latina, por meio da geração de uma renda significativa a partir do Mercado Livre.

Muitas pessoas que estavam excluídas do sistema financeiro, hoje podem ter acesso a crédito e efetuar pagamentos digitais com taxas transparentes. Só em 2017, por meio do Mercado Crédito, 125 milhões de dólares foram concedidos em créditos para que os vendedores pudessem aumentar suas ofertas.

Preservar o meio ambiente também é parte fundamental do nosso compromisso, a partir do desenvolvimento de um negócio sustentável a longo prazo, abrangendo desde a gestão de resíduos até a medição da pegada de carbono. Durante o ano passado, conseguimos recuperar mais de 100 toneladas de resíduos, o que representa 500% a mais que no ano anterior, ao mesmo tempo que aprofundamos a medição de nossa pegada de carbono, buscando identificar oportunidades de redução.

Como parte da nossa estratégia, definimos estudar a instalação de painéis solares em nossas localidades, com um objetivo ambicioso: gerar energia em todos os nossos escritórios.

Tais compromissos vão traçando um caminho complexo que apresenta o constante desafio de melhorar a cada dia, o que só é possível graças à equipe de mais de 6000 pessoas que atualmente compõem o Mercado Livre.

O que nos guia hoje, mais do que nunca, é a convicção de que empresas como a nossa devem liderar o caminho para a construção de soluções tecnológicas que impactem positivamente a vida das pessoas.

Neste relatório desejamos compartilhar alguns dos resultados do efeito empreendedor, que é o nosso meio para contribuir para uma economia mais justa e democrática e a nossa contribuição para uma transformação efetiva da sociedade e do planeta.

Marcos Galperin
CEO
do Mercado Libre Inc.